Por Kerley em 08 jan de 2025

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca as competências socioemocionais como pilares para a formação dos estudantes. Essas habilidades abrangem áreas como empatia, comunicação e pensamento crítico, essenciais para enfrentar os desafios da vida moderna. No ambiente escolar, o desenvolvimento dessas competências é tão importante quanto o ensino tradicional, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes.

Entre as competências previstas pela BNCC, o autoconhecimento ocupa um papel central. Reconhecer emoções, valores e limitações ajuda os estudantes a gerenciarem situações difíceis e a tomarem decisões conscientes. Atividades que promovem a reflexão, como dinâmicas de grupo, são especialmente úteis nesse processo.

Lígia Sesso, diretora pedagógica do Colégio Torricelli, de Guarulhos (SP), ressalta que “trabalhar as competências socioemocionais é uma forma de preparar os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a convivência em sociedade”. Ela também reforça que essas habilidades permitem aos estudantes lidarem melhor com suas emoções e construírem relacionamentos saudáveis.

A argumentação é outra competência essencial, permitindo que os alunos defendam suas ideias de maneira ética e respeitosa. Projetos de debates ou simulações, como modelos das Nações Unidas, incentivam o pensamento crítico e a capacidade de dialogar. Paralelamente, a comunicação é trabalhada para que os estudantes expressem sentimentos e informações de forma clara, tanto oralmente quanto por escrito.

A cultura digital também ganha destaque no contexto educacional atual. Utilizar a tecnologia de maneira crítica e responsável é indispensável em um mundo cada vez mais conectado. Ferramentas digitais podem ser integradas ao aprendizado, proporcionando experiências enriquecedoras e colaborativas.

Além disso, a empatia e a cooperação são competências que promovem um ambiente inclusivo e respeitoso. Atividades colaborativas, como jogos e projetos em grupo, estimulam essas habilidades, incentivando os estudantes a valorizarem a diversidade e a resolverem conflitos de forma construtiva. Trabalhar e desenvolver um projeto de vida, por sua vez, permite que os alunos estabeleçam metas pessoais e profissionais alinhadas a valores éticos e cidadania.

A BNCC reforça a importância de incorporar essas competências ao planejamento escolar, promovendo ações práticas e intencionais. O equilíbrio entre teoria e prática garante que os estudantes cresçam emocionalmente e estejam preparados para contribuir com a sociedade.  Desenvolver competências socioemocionais é fundamental para a vida, auxiliando o aluno a enfrentar desafios com resiliência e consciência.

Para saber mais sobre competências socioemocionais, acesse https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/10-competencias-socioemocionais-que-devem-ser-desenvolvidas-na-escola/ e https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/competencias-socioemocionais-estudantes