Por Kerley em 07 nov de 2024

A alfabetização é um marco importante na vida infantil, pois representa o primeiro contato da criança com o universo das letras e palavras. Esse aprendizado, que frequentemente começa na escola, pode e deve ser fortalecido em casa, com a participação dos pais e responsáveis. Criar um ambiente para as atividades de leitura e escrita ajuda a criança a desenvolver confiança e prazer no aprendizado, proporcionando uma base sólida para as próximas etapas educacionais.

Ainda que a alfabetização formal costume iniciar aos seis anos, no Ensino Fundamental, o contato com atividades lúdicas de leitura e escrita pode ser estimulado desde a primeira infância. Jogos com letras, livros ilustrados e brincadeiras que envolvem palavras são ferramentas poderosas que introduzem as crianças ao universo letrado de forma descontraída. “A alfabetização começa quando a criança desperta a curiosidade pelas letras, e os pais podem enriquecer essa fase com atividades simples e prazerosas”, explica Lígia Sesso, diretora pedagógica do Colégio Torricelli, de Guarulhos (SP).

A prática regular de atividades de alfabetização em casa complementa o aprendizado escolar, reforçando a importância do hábito da leitura. Pequenos momentos, como ler histórias antes de dormir ou explorar jogos de palavras, estimulam o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a compreensão e a comunicação. Esse contato próximo com o mundo da leitura e da escrita, mediado por adultos de confiança, cria um vínculo emocional que torna o aprendizado mais acessível e estimulante para a criança.

A frequência e a qualidade das atividades de alfabetização em casa são importantes para garantir que o processo ocorra de maneira natural e sem sobrecarregar a criança. Recomenda-se adotar uma abordagem leve, com atividades curtas e frequentes, que não demandem muito tempo, mas criem uma rotina de leitura e aprendizado. Com essa prática, a criança se acostuma ao ritmo da leitura e começa a desenvolver sua própria autonomia para aprender.

Para tornar o processo ainda mais interessante, pais e educadores podem explorar uma diversidade de atividades. Em casa, quebra-cabeças de palavras, jogos educativos e até aplicativos são opções para despertar o interesse das crianças pelo alfabeto e pela formação de palavras. Nas escolas, por outro lado, atividades que envolvem reconhecimento de letras, leitura de sílabas e organização alfabética são estratégias comuns para facilitar o domínio da escrita e da leitura.

Além de ensinar as técnicas de alfabetização, também é papel dos educadores incentivar o prazer pela leitura, promovendo atividades que desenvolvem tanto o aspecto cognitivo quanto o emocional. Esse é um ponto que Lígia Sesso destaca: “Quando a alfabetização é promovida de forma divertida, as crianças se sentem mais seguras para explorar o mundo das palavras, o que fortalece sua autoconfiança e interesse em aprender.”

Para saber mais sobre atividades de alfabetização, acesse https://educador.com.br/atividades-de-alfabetizacao/ ou https://novaescola.org.br/planos-de-aula/alfabetizacao