Entre os 4 e 5 anos, o cérebro das crianças passa por um ritmo acelerado de desenvolvimento, formando milhares de conexões neurais por segundo. É nesse contexto que a pré-escola se torna um espaço privilegiado para favorecer a aprendizagem e estimular o crescimento em todas as áreas: motora, cognitiva, social e emocional.
Ao ingressarem na pré-escola, as crianças começam a ampliar seu repertório de experiências fora do ambiente familiar. Aprendem a lidar com novas rotinas, interagem com colegas de diferentes perfis e constroem uma relação de confiança com os adultos que as acompanham. Esse ambiente estimula a curiosidade, fortalece a autonomia e promove a autoconfiança.
“A pré-escola não apenas antecipa o contato com conteúdos escolares, mas contribui para a formação de crianças mais seguras, sociáveis e preparadas para os desafios do aprendizado”, afirma Lígia Sesso, diretora pedagógica do Colégio Torricelli, de Guarulhos (SP).
As atividades são pensadas para promover descobertas por meio da brincadeira, da música, da contação de histórias, da arte e do movimento. É brincando que a criança experimenta, cria, resolve problemas e compreende o mundo ao seu redor. Ao montar um quebra-cabeça ou ouvir uma história em grupo, por exemplo, ela desenvolve habilidades cognitivas e sociais importantes.
Outro aspecto essencial da pré-escola é o estímulo à linguagem. Conversas com os professores, interações com os colegas e contato com diferentes tipos de textos enriquecem o vocabulário e favorecem a expressão oral. Esse desenvolvimento da linguagem está diretamente ligado ao sucesso futuro em leitura e escrita.
Além disso, a pré-escola introduz, de maneira lúdica, noções básicas de números, formas, cores e quantidades. Esses primeiros contatos com o conhecimento matemático e científico ajudam a construir uma base sólida para as etapas seguintes da vida escolar, sem deixar de respeitar o tempo de cada criança.
Também é nesse período que elas aprendem a organizar seus materiais, seguir instruções, esperar a vez e trabalhar em equipe. Essas atitudes fazem parte de um processo mais amplo de socialização e educação para a convivência, que contribui para a formação ética e cidadã.
A presença constante de adultos atentos, afetuosos e preparados para acolher as necessidades da criança é o que torna a pré-escola um ambiente tão significativo. É nesse espaço que os pequenos encontram segurança para explorar o mundo e construir sua identidade.
Ao oferecer essas vivências ainda nos primeiros anos, a pré-escola atua como uma ponte entre o universo da família e o início da vida acadêmica, proporcionando um desenvolvimento equilibrado e preparando as crianças para aprender com prazer, respeito e confiança.
Para saber mais sobre educação infantil, visite https://www.educamaisbrasil.com.br/etapa-de-formacao-e-series/educacao-infantil e https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/educacao-infantil-e-sua-importancia-para-aprendizagemTexto mãe – Educação Infantil