Atividades promovem protagonismo juvenil e reflexão sobre o bem-estar nas diferentes etapas escolares.
O Projeto de Vida 2024 no Colégio Torricelli trouxe resultados significativos ao envolver os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e do 1º e 2º ano do Ensino Médio em atividades que promoveram reflexão, aprendizado e colaboração. O projeto destacou a importância da saúde mental, do autocuidado e da resiliência.
Uma das maiores inovações desta edição foi o protagonismo assumido pelos alunos do Ensino Médio, que lideraram atividades socioemocionais. Ao tomarem a frente do projeto, os estudantes incentivaram os colegas mais novos e se tornaram influenciadores de um impacto positivo. Essa liderança foi um estímulo para o desenvolvimento da autonomia e do senso de responsabilidade social.
Na prática, isso se traduziu na criação de um ambiente de troca de ideias e experiências. Os alunos puderam aprender sobre a importância de cuidar da saúde mental, além de compreender a relevância de temas como empatia e colaboração.
Essas atividades reforçam os valores centrais do Colégio Torricelli, como respeito, solidariedade e cuidado com o outro. Ao trabalharem juntos, os estudantes desenvolveram uma comunicação mais eficaz, a organização e o trabalho em equipe.
Além disso, os alunos puderam se conectar com as próprias emoções e fortaleceram laços de amizade criando um ambiente mais empático e inclusivo dentro da escola.
Ao incentivar o protagonismo juvenil e promover a integração entre diferentes ciclos escolares, o Colégio Torricelli continua a contribuir na formação de cidadãos mais responsáveis, equilibrados e preparados para o futuro.