Iniciativa do Colégio Torricelli valoriza e estimula o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos alunos, promovendo uma troca rica de saberes com as famílias e a comunidade escolar.
A Interação Cultural do Colégio Torricelli se consolidou como um evento significativo para a comunidade escolar, especialmente para os alunos dos Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão dos estudantes, aprofundando o conhecimento ao mesmo tempo em que fortalece o protagonismo estudantil.
O ponto alto do projeto foi a exposição dos trabalhos, ocasião em que os alunos assumiram o protagonismo ao explicar seus projetos para familiares e colegas. Eles compartilham com entusiasmo tudo o que desenvolveram, refletindo sobre temas culturais e sociais trabalhados em sala de aula.
Os projetos abordados ao longo dos trimestres seguiram uma metodologia integrada ao material do Sistema Anglo, permitindo aos estudantes um aprofundamento contínuo em suas pesquisas e estudos. Cada turma abordou um tema distinto dentro da proposta de “transcender”, estimulando os alunos a refletirem sobre diversos aspectos da cultura e da sociedade.
Para os alunos do 1º ano, o tema foi “Transcender na minha História”, incentivando-os a refletir sobre sua própria identidade na construção de sua trajetória. No 2º ano, o tema “Transcender na comunidade escolar” envolveu a reflexão sobre o valor da convivência e da participação ativa no ambiente escolar, enquanto o 3º ano focou em “Transcender nas nossas origens”, aprofundando o estudo das raízes culturais e das tradições. O 4º ano, por sua vez, trabalhou o conceito de “Transcender na miscigenação”, discutindo a importância da diversidade étnica e a riqueza que a mistura de culturas proporciona à sociedade. Já o 5º ano abordou “Transcender na diversidade cultural”, estimulando os alunos a compreenderem e respeitarem a pluralidade cultural no Brasil e no mundo. Para os alunos do Ensino Integral, o tema foi “Transcender na evolução”, refletindo sobre as mudanças ao longo do tempo.
Além desses temas, na disciplina de Inglês os alunos participaram de uma atividade especial chamada “Restaurante Internacional”, na qual apresentaram um menu na língua estrangeira e simularam um atendimento real a visitantes. Essa atividade prática permitiu que os alunos colocassem em uso as habilidades linguísticas de forma lúdica e interativa.
Para o Colégio Torricelli, a Interação Cultural e a empolgação dos alunos ao receber as visitas explicando os projetos foi um reflexo claro do impacto positivo que esse tipo de evento tem no processo de aprendizagem, estimulando o entusiasmo pelo conhecimento.