10-dicas-para-uma-boa-redacao-no-enem

1- Leia, com atenção, os textos motivadores, após fique atento ao Tema proposto, pois a fuga do assunto determinado zera a Redação.

2- Faça um rascunho, para planejar o seu texto. Anote todas as ideias, só depois organize-o, delimitando o tema, definindo objetivo e selecionando as ideias que sustentam a tese que será defendida ao longo do texto. Veja o esquema:

Tema: assunto geral do texto.
Delimitação do tema: aspecto do tema que vai ser tratado.
Objetivo: o que você pretende com o seu texto?
Ideias do desenvolvimento: argumentos, exemplos, comparações, confrontos e todos os recursos que auxiliarem na sustentação do ponto de vista que será apresentado para o leitor.

3- Não esqueça que texto deve ser escrito em linguagem formal, isto é, utilizar a forma culta da Língua Portuguesa. Quando gírias ou palavras estrangeiras forem necessárias coloque-as entre aspas.

4- Nunca usar as expressões “eu acho”, “eu penso”, “na minha opinião” ou “quem sabe”

5- O correto é escrever de forma impessoal. Lembre-se das expressões “Nota-se”, “Acredita-se”, Observa-se” “Conclui-se”, etc.

6- Evitar a letra de forma, pois dificulta distinção entre as maiúsculas e minúsculas.

7- Evite rasuras. Corretivos não são permitidos. Caso ocorra passe, apenas, um traço na palavra errada ou use “digo” entre virgulas e continue o texto.

8- Ao terminar o rascunho, o ideal é se distanciar do texto. Vá para a prova de Português. Após volte e revise seu texto. Este distanciamento permite olhar criticamente a redação e achar erros de gramática.

9- Na conclusão, não esqueça de apresentar uma intervenção sem ferir os Direitos Humanos.

10- Não esqueça que você se preparou para essa Redação e está pronto.

 

Acredite em você! Boa sorte!