OS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO ENCENARAM AS PEÇAS ‘O CORTIÇO’, BASEADA NA OBRA HOMÔNIMA DE ALUÍSIO AZEVEDO, E ‘DE MAVIOSO ENCANTO’ DE MARINA COLASANTI.

COMO UM PROJETO PARA A MATÉRIA DE LITERATURA, MINISTRADA PELA PROFESSORA ROZANGELA DE FRANÇA, A ESCOLHA DA OBRA ‘O CORTIÇO’ TAMBÉM FAZ PARTE DAS INDICAÇÕES DO ENEM PARA ESTE ANO E ‘DE MAVIOSO ENCANTO’, DA JORNALISTA MARINA COLASANTI, FAZ PARTE DA COLETÂNEA DE CRÔNICAS PARA JOVENS – AMBOS OBRAS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS.

A ADAPTAÇÃO REALIZADA PELA PROFESSORA ROZANGELA, COM O AUXÍLIO DOS ALUNOS, É UMA FORMA DE INCENTIVAR O GOSTO PELA LITERATURA CLÁSSICA BRASILEIRA.

RESUMO ‘O CORTIÇO’:

O Cortiço é um romance naturalista que retrata com realismo a cidade do Rio de Janeiro no ano de 1890, denunciando a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. Com um registro puro e sem idealizações, Aluísio Azevedo captou a essência daquela cidade em uma época de grandes transformações. A obra também abre espaço para a explicar os comportamentos humanos com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.

GALERIA:

Fonte:

http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/o-cortico.html

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-cortico-analise-da-obra-de-aluisio-de-azevedo/