O Colégio Torricelli promoveu, nos dias 27 e 28 de fevereiro, o 2º Integra Torri, competição na qual alunos do Ensino Médio se integram de forma divertida e receptiva as boas-vindas à nova turma.

A ideia é promover a integração entre os três anos do Ensino Médio, tornando-os parte unificada do Colégio, através de competição saudável e criativa. Os alunos dos três anos foram divididos em grupos, os quais tiveram professores acompanhando cada um com seus projetos para participar desta competição.

Por sua vez, a integração contou com uma plateia animada, composta pelos alunos dos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos. Assim, a torcida se dividiu por cada um dos quatro grupos a se apresentar.

A formação dos grupos e os seus respectivos nomes

Cada grupo contou com sua própria comunicação visual, que representava as ideias e a personalidade proposta pelos alunos. Assim, os quatro grupos se transformaram em competidores ávidos por demonstrar as suas melhores performances.

Todos os grupos participaram de 4 tarefas e 5 provas, divididas entre o Grito de Guerra, o Desfile, a Identificação e a Dança como tarefas; e Boca de Forno, Soletrando, Quiz, Surpresa e Ação Social como provas.

O grupo 1, “4 Elementos”, entoou seu grito de guerra, entusiasmados com a proposta de unir a importância de fogo, água, ar e terra em uníssono, apontando que um precisa do outro para sobreviver, para que a vida seja possível.

Essa proposta foi seguida pelo grupo 2, “Lute Como Uma Garota”, que trouxe à competição o poder do feminismo, assim como sua importância, como deixaram claro em seu comovente grito de guerra.

Com rosas em mãos e um cartaz colorido, o grupo 3, “Espalhe”, trouxe a diversidade como mote principal, distribuindo amor, paz, talento, felicidade e empatia por toda a quadra, com um grito de guerra carismático e necessário.

Por fim, o grupo 4, “Olho de Tigre”, trouxe a força de quem luta pelos direitos iguais e, desta forma, enfatiza a importância do ímpeto dentro de cada um.

A competição começou e o Colégio Torricelli mais uma vez integrou seus alunos

A importância de uma competição como a do Integra Torri é um de seus principais motivos para existir. Isso porque os alunos do Ensino Médio se esforçam para mostrar ao restante do corpo discente o quanto é importante pensar e agir juntos.

Aliás, o Integra Torri tem seu próprio time de jurados, que assistiram os quatro grupos entoarem seus gritos de guerra, avaliando as performances de acordo com a linguagem utilizadas.

Os quatro grupos fizeram, logo em seguida, um discurso a respeito do significado de seus respectivos nomes. Dois alunos de cada equipe foram selecionados para explicar para a plateia e para os jurados. As bandeiras também foram expostas e avaliadas pela criatividade de cada uma.

E a quarta tarefa do primeiro dia foi a dança que cada um dos quatro grupos competidores apresentou, com todos os integrantes muito bem coreografados.

A parceria que animou o intervalo de cada tarefa

A Forma Turismo, parceira do Colégio Torricelli, esteve presente no Integra Torri para animar os grupos e a plateia durante os intervalos de cada tarefa. Assim, eles animaram com brincadeiras e danças que envolveram, também, alguns professores.

A intenção é apresentar às turmas que virão para o Ensino Médio, e que hoje se encontram no Ensino Fundamental II, o quão animado é participar nesta modalidade no Colégio.

O grupo da Forma Turismo dançou e animou os que estavam presentes, indo de grupo em grupo para ensinar brincadeiras divertidas que mexiam com a lógica e coordenação motora dos alunos, que no final se divertiam e tornavam tudo leve e espirituoso.

As gincanas animaram o segundo dia da competição

No segundo dia do Integra Torri, os grupos “4 Elementos”, “Lute Como Uma Garota”, “Olho do Tigre” e “Espalhe” participaram de uma gincana que animou o Ensino Médio inteiro. Como o mote do projeto é a inclusão dos três anos, itens como planejamento compartilhado, comunicação, administração de conflitos e liderança participativa fizeram parte de todas as atividades.

A Gincana Social, nome derivado da arrecadação de bombons que cada grupo conseguiu realizar, finalizando o segundo dia como a quinta prova. Antes disso, os alunos participaram das outras quatro provas para somar seus pontos.

A primeira foi a Boca de Forno, uma gincana na qual objetos diversos foram espalhados na quadra poliesportiva do colégio e, de acordo com pedidos feitos pelos professores, os competidores precisavam correr para encontrar, pegar e levar ao responsável pelo pedido.

Por sua vez, a prova Soletrando fez com que a equipe sorteasse um envelope e, desta forma, o responsável por esta atividade precisaria entoar cada letra corretamente das palavras solicitadas.

Em seguida, os alunos participaram de um Quiz sobre atualidades, as quais precisavam ser respondidas após uma pequena corrida para pegar um cone. Quem pegasse primeiro, responderia a pergunta. Acertando, a equipe levaria os pontos.

A quarta prova foi Surpresa, o que resultou em uma atividade na qual os idiomas (inglês e espanhol) serviram de base para que os alunos identificassem palavras de acordo com o pedido do professor.

Por último, então, a Ação Social promoveu a arrecadação de caixas de bombons para que os alunos dessem início a Campanha da Páscoa Solidária.

Após dois dias de competição, os alunos do Ensino Médio apresentaram à escola, com a plateia formada pelo Ensino Fundamental II, que a integração é possível e divertida. Que todos estão juntos quando trabalham juntos.

O resultado, então, tornou a quadra do Colégio Torricelli repleta de gritos de alegria. A equipe “4 Elementos” levou o 2º lugar e a equipe “Lute Como Uma Garota” foi a campeã do 2º Integra Torri.

Embora a vitória trouxesse muita alegria à equipe campeã, fica a mensagem de que o mais importante é estar junto no  mesmo objetivo.

ASSISTA O RESUMO DO EVENTO