(11) 2183-8499 falecom@torricelli.g12.br

Berçário

Berçário

Berçário 1 e Berçário 2

ADEQUAÇÃO POR ENSINO

Nossa Infraestrutura 

O Colégio possui espaços separados para cada um dos segmentos: Berçário 1 (4 a 12 meses) e Berçário 2 (12 a 24 meses). Os espaços são amplos e arejados. Há estacionamento para maior segurança e comodidade no embarque e desembarque dos alunos. Além disso, o Colégio possui:

  • Refeitório, espaço para alimentação e socialização, com cardápio elaborado pela nutricionista;
  • Área verde, com árvores frutíferas;
  • Brinquedoteca Vila Torri (em formato de mini-cidade);
  • Playground do Berçário 2 (12 a 24 meses);
  • Cozinha experimental;
  • Tanque de areia;
  • Quadra poliesportiva;
  • Lactários exclusivos para o Berçário 1 e Berçário 2;
  • Sala de estimulação;
  • Sala do soninho;
  • Solário;
  • Câmeras que podem ser acessadas pelos pais de crianças no Berçário para acompanhamento em tempo real;
  • Aplicativo TorriApp (para comunicação entre a escola e a família).

Período Integral

O período integral tornou-se uma necessidade cada vez mais importante para atender a demanda dos pais que trabalham o dia inteiro. Nosso objetivo é oferecer apoio pedagógico, social e afetivo aos alunos.

Os alunos são divididos conforme faixa etária e neste período realizam as tarefas de casa, almoçam, participam das aulas de teatro e do projeto Global Program. O Global Program é um projeto internacional, que promove o multiculturalismo, a cidadania, a fluência e a proficiência na Língua Inglesa, através de projetos lúdicos e conversação. O Corpo Docente do Global Program é formado por professores qualificados e com proficiência certificada na Língua Inglesa.

BERÇÁRIO 1

B1 - 4 meses a 12 meses 

O Berçário 1 é formado por crianças de quatro meses a um ano em um ambiente acolhedor que propicia segurança e confiança garantindo momentos de convivência em grupo e individuais.

As crianças ficam em um espaço exclusivo, totalmente apartado dos demais. Nele, se destacam:

Espaço exclusivo para higienização, manuseio e esterilização das mamadeiras do berçário 1

Piso que traz conforto e segurança, pois amortece quedas, além de ser lavável, antialérgico, antibacteriano e antiderrapante. Neste ambiente, possuímos brinquedos pedagógicos adequados para a faixa etária, que estimulam o bebê a sentar, engatinhar e que desenvolvem a percepção visual, sonora e raciocínio lógico e também brinquedos espumados que estimulam o andar, subir, descer, escalar, trabalhando a psicomotricidade

Nossos bebês possuem berços individuais com colchões anti refluxo

Área projetada para lazer e banho de sol;

  • Berçaristas experientes;
  • Aula de música com professora específica;
  • Cadeira de alimentação exclusiva para o berçário 1;
  • Banheiras individuais;

BERÇÁRIO 2

B2 - 12 meses a 24 meses 

O Berçário 2 é formado por crianças de 12 meses (desde que estejam andando bem) a 24 meses. Nesta fase, as crianças enfrentam desafios voltados à interação, conhecimento de si e do outro e na relação com o ambiente. Conquistam maior independência em suas realizações, em especial a de locomoção e a comunicação oral, desenvolvem a identidade, a interação e a autonomia.

Um espaço exclusivo que atende crianças de 1 a 2 anos, toda nossa estrutura é separada. Os Bebês nessa faixa etária ficam em um espaço totalmente adaptado, lúdico, mas que já tem aparência de sala de aula, onde já são trabalhadas técnicas de estimulação que servirão de base para alfabetização. Nele, se destacam:

Espaço exclusivo para higienização, manuseio e esterilização das mamadeiras do berçário 2

Neste ambiente, possuímos brinquedos pedagógicos adequados para a faixa etária, que estimulam a percepção visual, sonora e raciocínio lógico e também brinquedos espumados que estimulam o andar, subir, descer, escalar, trabalhando a psicomotricidade

Nossos bebês possuem camas individuais;

Área projetada exclusivamente para a faixa etária do berçário 2

  • Banheiras individuais;
  • Aula de música com professora específica;

EDUCANDO PARA O FUTURO

Abordagem Pedagógica 

“A afetividade é essencial para que haja a verdadeira compreensão do mundo”.

O  Ensino Infantil está pautado na teoria sociointeracionista, que propõe o desenvolvimento da autonomia, da identidade, da linguagem oral e escrita, do conhecimento matemático, da exploração do mundo físico, natural e sociocultural, da investigação das linguagens artísticas e da exploração da linguagem corporal.

Nessa fase, as crianças constroem os padrões de aprendizagem formais que utilizarão durante a sua vida, sobretudo seu modo específico de se relacionar com o mundo, de se expressar e de aprender. O desenvolvimento da autonomia leva a criança a poder tornar-se crítica, criativa, questionadora e, assim, interferir no meio em que vive.

O primeiro contato com o outro deve ser conduzido com muito cuidado e carinho, para que as crianças aprendam de forma lúdica e prazerosa, ou seja, brincando. Brincar é poder se relacionar com o grupo que a criança está inserida, isto é o exercício da socialização. Não nascemos sociais, aprendemos a nos socializar.

O desenvolvimento da criança de zero aos dois anos, segundo Freud, tem como fonte principal o prazer na boca (fase oral) e, norteados por este estudo, as mamadas são realizadas no colo da berçarista que, enquanto alimenta as crianças, transmite todo o carinho que elas merecem nesta primeira fase da vida. Alimentar é um ato de amor. O cuidar e o educar o tempo todo andam de mãos dadas para que nossos alunos tenham um processo de ensino-aprendizagem através da educação afetiva.

Segundo Piaget, a etapa dos dois aos seis anos, chamada por ele de período pré-operatório, é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, pois é nesta fase que há um desenvolvimento expressivo em todos os aspectos motores e cognitivos.

O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social.

LEV VYGOTSKY

Integração de novos Alunos 

O período de adaptação é de grande importância para iniciar o vínculo do bebê com as berçaristas. É um momento especial para o bebê e para os pais que, diferentemente da escola, muitas vezes, estão vivendo este processo pela primeira vez.

A confiança será construída pela criança e se dará com o tempo de convívio e interação com as berçaristas do colégio. No berçário, a adaptação é realizada com cada criança individualmente.

O processo de adaptação tem início com uma hora de interação e, nos dias subsequentes, esse tempo de convívio aumenta gradativamente, até que a criança consiga ficar sem os pais na escola. Neste período, os pais aprendem a rotina da criança na escola e começam a estabelecer este vínculo de credibilidade a cada dia. Vale salientar que o processo de adaptação pode ser alterado para atender as necessidades específicas de cada criança.

Antes do início das aulas, a coordenação pedagógica sempre conversa com os pais e os próprios alunos para entender o perfil dos novatos. Os primeiros dias têm atividades de interação mais intensivas, incluindo dinâmicas de grupo nas salas de aula. Também prestamos bastante atenção à hora do recreio, para que os novos alunos não fiquem isolados e possam construir novas amizades com os colegas.

Observações Importantes 

A escola tem uma nutricionista que orienta a cozinha no preparo das refeições junto ao lactário. (Indica que a evolução da textura alimentar ocorra de maneira gradativa. A papa de fruta ou a papa salgada devem ser amassadas, e ofertadas na forma de purê, e nunca peneirada ou liquidificada, para que sejam aproveitadas as fibras dos alimentos, além disso a papa espessa garante o fornecimento adequado de energia.

Aos 6 meses, os dentes estão próximos às gengivas, o que as torna endurecidas, de tal forma que auxiliam a triturar os alimentos.

A textura da SOPA (jantar) oferecida para crianças a partir de 09 meses, consiste nos alimentos inteiros, bem cozidos e bem cortados. Mas caso a criança ainda não esteja acostumada a essa nova textura, os alimentos serão levemente amassados conforme aceitação individual.

As folhas verdes mais fibrosas que compõem a salada, nossa cozinheira abranda essa fibra das folhas por alguns segundos no vapor: acelga, repolho, agrião e rúcula. As folhas dos diversos tipos de alface são oferecidas cruas bem picadinhas: alface lisa, alface mimosa, alface roxa. Todo dia é cozido o “Arroz Papa” para ser oferecido às crianças do berçário. Numa consistência bem macia, de forma a facilitar a aceitação. O feijão e outras leguminosas são oferecidos sempre com mais caldo, de forma que possam ser amassadas facilmente com o garfo, para ser oferecido numa consistência adequada à cada faixa etária.

 

Para as crianças que usam fórmulas infantis, a introdução de alimentos não lácteos deverá seguir o mesmo padrão preconizado para aquelas que estão em aleitamento materno exclusivo (a partir dos 6 meses).

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Notícias & Eventos

Entre em contato

Nos envie um e-mail, a Torricelli responderá o mais rápido possível.

* Nome Completo:
* Telefone:
* E-Mail:
* Interesse: * Mensagem:

WhatsApp chat