biologia-no-enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. É utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O foco das questões do ENEM é a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento. Biologia está dentro da grande área das Ciências Naturais, junto com Química e Física. Por ser uma prova com questões interdisciplinares, não adianta saber apenas uma das disciplinas, o aluno deve entender e dominar todos os assuntos para assim, fazer uma boa prova e acertar o máximo de questões possíveis.

Conforme levantamento realizado pela Anglo, há uma preocupação do ENEM em contextualizar os temas propostos, onde o candidato possa associar o conteúdo trabalhado em sala de aula e em casa, através das tarefas complementares, com as situações do cotidiano.

Em Biologia, o conteúdo mais cobrado é ECOLOGIA, por ser um tema que se relaciona facilmente com outras áreas do conhecimento. Dentro deste conteúdo, os assuntos que mais se destacam são aqueles que tratam sobre Impacto ambiental, Relações Ecológicas e Cadeias e Teias Alimentares. O desastre em Mariana, em novembro de 2015 ainda pode render mais questões, tendo em vista a coincidência da data da prova e de “aniversário” da tragédia, que completará 2 anos.

O segundo conteúdo mais cobrado é FISIOLOGIA HUMANA, onde o candidato deverá estar preparado para responder questões sobre Sistema Imunológico e Sistema Circulatório, relacionando os conteúdos teóricos com o cotidiano da população. Dentro do Sistema Circulatório já foram cobrados conhecimentos sobre a dengue hemorrágica e a ação do álcool na circulação. Questões sobre Vacinas e problemas de saúde pública podem aparecer neste ano.

GENÉTICA e BIOTECNOLOGIA estão na mídia por causa dos organismos geneticamente modificados (transgênicos), e mais recentemente, pela técnica de edição do genoma, a chamada CRISPR, na mídia desde 2016, mas que neste ano se tornou ainda mais popular, com o avanço dos estudos sobre o tema. Vale a pena dar uma “busca” na internet e ler sobre o assunto.

Em BIOQUÍMICA¸o ENEM aborda os conceitos sobre o Dogma Central da Biologia e os ácidos nucleicos (pareamento das bases nitrogenadas – A e T, C e G, A e U), a estrutura do DNA e RNA (fita dupla/fita simples). Importante lembrar sobre Bioenergética – Fermentação (o clássico processo de fabricação de bebidas alcoólicas), Respiração aeróbia e Fotossíntese.

E, finalmente, EVOLUÇÃO. Seleção Natural e Evidências evolutivas foram os assuntos mais cobrados, em razão da interdisciplinaridade dos temas com outras áreas e até mesmo, com outros assuntos dentro da Biologia, como por exemplo, a Seleção Natural de organismos patogênicos, cada vez mais resistentes em razão do uso indiscriminado de antibióticos. Aquecimento global e desmatamento são temas que podem se relacionar com evolução, pois novas espécies podem surgir por causa do isolamento “forçado” de populações por causa desses eventos.

Outros assuntos que merecem destaque: Parasitologia e Microbiologia, falando sobre as doenças causadas por parasitos e Vírus.

Nesta reta final de preparação, programe-se para colocar a leitura sobre os assuntos em dia e fazer muitos exercícios. Procure associar a teoria com o seu cotidiano. Treine a interpretação de gráficos e tabelas, que serão fundamentais para a resolução de boa parte das questões.

Durante a prova, leia atentamente o enunciado e, especialmente, o último parágrafo, onde se encontra a pergunta. As alternativas disponíveis para resposta também podem trazer “dicas” para a resolução da questão.

E o principal, durma bem na noite anterior à prova e se alimente de forma adequada. Leve um lanche leve e água. Mantenha a calma e fique atento ao tempo de prova. Você é capaz!

Profa. Débora Anne