Neste dia 11 de abril encerramos nossa campanha “PÁSCOA AMIGA”, que teve o objetivo de arrecadar Ovos de Páscoa para a Festa de Páscoa das crianças e adolescentes em situação de riscos social assistidas pelo Centro Social Brasil Vivo.

Tínhamos como meta arrecadarmos, no mínimo, 250 ovos de chocolate e para isso promovemos a campanha, com a participação e o envolvimento de nossas alunas e de nossos alunos no planejamento, na divulgação e nos esforços de arrecadação. O resultado superou nossas melhores expectativas: foram arrecadados 350 Ovos de Chocolate, entregues neste dia 11/04 ao Centro Social Brasil Vivo.

Foi um projeto gratificante para todos, que se iniciou com os alunos e alunas da Educação Infantil e do Fundamental, mas depois se ampliou com a adesão e participação das alunas e dos alunos do Fundamental II, principalmente, além de atingir também o Ensino Médio e os cursos noturnos do Colégio Torricelli. O envolvimento e a ação de nossos alunos acabaram por motivar seus familiares e amigos, funcionários e professores do Colégio Internacional Torricelli e assim alcançamos este grande resultado, quantitativo e qualitativo.

A finalidade social do projeto também foi alcançada, pois com os Ovos de Páscoa arrecadados contribuímos para que as crianças e adolescentes assistidas pela instituição Centro Brasil Vivo possa ter sentimentos de pertencimento e inclusão social quando participarem da Festa de Páscoa que aquela instituição promoverá nesta semana, dentro das tradições culturais e sociais brasileiras. Com a doação dos ovos de chocolate, acreditamos que pudemos ajudar a instituição a ter as condições para promover uma genuína e alegre confraternização pascal, nos mesmos moldes que nossas famílias tradicionalmente costumam realizar ás suas crianças, cada qual ao seu modo e na sua condição.

Além do mais, pedagogicamente o projeto também contribuiu para o desenvolvimento, em nossos alunos, de sentimentos e valores humanistas de solidariedade, participação comunitária, cidadania e responsabilidade social. As atividades de planejamento e a execução das principais estratégias internas ao Colégio foram protagonizadas pelos alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Fundamental II, na disciplina Empreendedorismo, sob a coordenação e supervisão do professor Sérgio Scatolin.

Assim, o projeto foi uma oportunidade de fomentarmos e desenvolvermos em nossos alunos competências para realização de objetivos comuns através do planejamento e da execução de uma ação coletiva, além de incentivar, instruir e orientá-los a reconhecerem a capacidade de realização efetiva de propósitos legítimos através de ferramentas simples de planejamento, organização, execução e controle que poderão ser utilizadas em quaisquer outras atividades.

Os resultados alcançados quantitativamente (os 350 Ovos de Páscoa arrecadados, acima da meta estimada) e qualitativamente (cumpridas as finalidades sociais e atendidos os propósitos de ensino-aprendizagem), acima das expectativas, motivam-nos a continuar com esta proposta de trabalho. Os próprios alunos já falam em desenvolver novos projetos, pois compreenderam que, quando um objetivo é legítimo e digno, e este objetivo é buscado através do planejamento e do trabalho em equipe, os resultados acontecem e junto veem o orgulho e a satisfação pela realização pessoal e coletiva.

A instituição beneficiada nesta campanha Páscoa Amiga, o Centro Social Brasil Vivo é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, localizada no bairro de Cumbica há 25 anos, que atende atualmente 935 crianças e pré-adolescentes provenientes de famílias desfavorecidas social e economicamente e que, nessas condições, encontram-se em situação de risco social.

O trabalho lá baseia-se na prevenção e no combate a riscos sociais, como exploração sexual infantil, violência doméstica, envolvimento em ilícitos e trabalho infantil, dentre outras situações de vulnerabilidade e risco pela condição socioeconômica, pelo ambiente social e/ou pelas condições do microambiente familiar e/ou do macro ambiente social local.

Os serviços às crianças e adolescentes são prestados em duas modalidades: na CRECHE (EDUCAÇÃO INFANTIL) são atendidas crianças com idade entre 06 meses e 3 anos e 8 meses, que permanecem em período matutino ou vespertino para participarem de atividades lúdico-pedagógicas, além de alimentação, cuidados de higiene e saúde e da recreação. No CENTRO DE JUVENTUDE: são atendidas crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos, no período matutino ou vespertino. O trabalho tem como diretriz o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90) e parte da concepção da criança e do adolescente enquanto ser social, pessoa em desenvolvimento, capaz de criar, sujeito de direitos e deveres.

O atendimento no Centro Social Brasil Vivo alcança a população do entorno, uma região com escassez de equipamentos públicos e de grande vulnerabilidade social e econômica, é totalmente gratuito, através de convênios com Secretarias Municipais e com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). A entidade, reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, é registrada e fiscalizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal de Assistência Social e depende fundamentalmente de doações, da realização de eventos e da colaboração de benfeitores e amigos, pois as verbas decorrentes dos convênios mantidos não cobrem suficientemente os muitos gastos no atendimento à população infantil e juvenil que assiste.

A quem quiser conhecer melhor o trabalho e/ou, eventualmente, contribuir de outras formas, o Centro Social Brasil Vivo (CNPJ: 59.648.824/0001-15) fica na Avenida Nova Cumbica nº 919, no Jardim Nova Cumbica, em Guarulhos. Os telefones de lá são 2412-1238 e 2446-2713 e o site é http://csbrasilvivo.org.br.

Veja abaixo imagens da arrecadação e entrega dos ovos:

[pegallery id=”3700″]