O Colégio Torricelli recebeu, na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, o Prefeito de Guarulhos, Guti, para uma conversa com os alunos sobre  Administração Pública, tema gerador do Projeto Torri City, organizado pelo professor Douglas dos Reis e a Coordenadora Pedagógica Eliane Avando.

Com a participação de alunos dos três anos do ensino médio, o anfiteatro estava lotado para prestigiar o projeto que promete mudar a vida dos alunos desta instituição.

O Torri City, título autoexplicativo, denota a responsabilidade que os alunos terão a partir de então,realizando uma incursão ao mundo da gestão pública com a finalidade de abrir horizontes para  a vida profissional de cada aluno.

Como funciona e qual o objetivo do Cidade Torricelli

Os primeiros anos, divididos entre as salas existentes, se organizarão para criar uma prefeitura simulada dentro do colégio, elegendo seu próprio prefeito e vice, assim como os secretários de cada pauta necessária.

O segundo passo, então, é direcionar as pastas de secretarias. Desta forma, os alunos interessados na área da Saúde, por exemplo, participarão  da Secretaria de Saúde da Cidade Torricelli, etc.

É importante ressaltar que tanto os itinerários formativos quanto as disciplinas eletivas estão alinhadas ao Projeto.

As responsabilidades e dificuldades da Gestão Pública

O intuito é apresentar as diferentes nuances da administração pública aos alunos que  não conhecem as etapas de gestão de um município. Do mesmo jeito, cada secretaria será a organização responsável por apresentar diferentes profissões e, assim, mostrar como de fato o mercado de trabalho funciona.

Vale lembrar, também, que o envolvimento dos alunos do primeiro ano neste projeto pioneiro no ciclo educacional, passam  a vivenciar o protagonismo e o engajamento nas transformações da sociedade. .

A reforma do Ensino Médio trouxe muitas mudanças à vida dos alunos entre 15 e 17 anos. O final da adolescência se aproxima e, com isso, o início da fase adulta, na qual as responsabilidades estão chegando para ficar.

Como transformar o mundo profissional em algo relevante ao aluno de ensino médio

Muito se diz, então, que o processo de aprendizagem deve envolver a prática aplicada às profissões, que é o normalmente visto em cursos técnicos de nível médio. Mas como aplicar tudo isso na vida de adolescentes do ensino regular é que se tornou um grande desafio.

Após meses de estudo, chegou a hora de colocar em prática.

Fazendo com que os alunos enxerguem o futuro de forma mais responsável e sustentável, o Profº Douglas com o apoio da Coordenação, Direção e o Corpo Docente do Colégio, transformaram o projeto Cidade Torricelli em um passo pioneiro e original de uma instituição de ensino tradicional na cidade de Guarulhos.

O resultado foi a torcida empolgada dos alunos diante das palavras do prefeito da cidade, que, com 35 anos de idade, se tornou um dos candidatos mais novos a vencer uma eleição para prefeitura no país.

O estímulo e experiência do Prefeito de Guarulhos

Enquanto o Prefeito Guti compartilhava sua experiência com os alunos, a torcida pelo sucesso  do projeto se fazia presente no olhar dos jovens que estão aprendendo a lidar com suas responsabilidades de forma natural.

A partir de agora, então, o Cidade Torricelli começa com o pé direito, cheio de potencial e promessas, as quais serão acompanhadas pela comunidade escolar e, é claro, pelos pais, que encontrarão filhos muito mais interessados em seus futuros e em como lidar com a carreira escolhida por eles.