Em 2018 implantamos em nosso colégio um novo laboratório chamado Espaço Maker, seguindo novas tendências de aprendizagem e as novas formas de aprender dos alunos  em nossa atualidade, temos conquistado resultados altamente satisfatórios com estas novas experiências. Fazendo uso do STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). A ideia original é unir conhecimentos dessas quatro áreas em torno da construção de algo que resolve o desafio proposto.

VAMOS CONSTRUIR UM AQUEDUTO?
A geometria é uma ferramenta que pode ser usada em muitas aplicações diferentes e tem sido usada para construir estruturas por milhares de anos.

O início da geometria em práticas STEM

A Geometria contribui muito para o mundo da engenharia. Quase todas as estruturas feitas pelo homem incluem formas geométricas que compõem sua forma. Pense nisso é difícil encontrar uma estrutura sem uma forma! Cada estrutura do edifício incorpora formas geométricas que vão desde círculos até polígonos complexos. Essas formas podem ser encontradas em todas as estruturas porque são fundamentais para a arquitetura.

“A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz”
– S T E V E J O B S

Os alunos exploram em detalhes como os romanos construíram aquedutos usando arcos e a geometria envolvida nisso. Com base no que aprenderam na lição associada sobre como arcos romanos inovadores permitiram a criação de estruturas magníficas como aquedutos.

Na segunda fase os alunos trabalham com materiais específicos para criar componentes de aquedutos que podem transportar a água por uma pequena distância no Espaço Maker.

Ao introduzir várias ideias e temas do currículo de estudos sociais na Roma Antiga e incorporar este projeto de modelagem, isso se torna uma atividade interdisciplinar favorita para alunos.

Aprendizagem por Projetos
O projeto Ciência Maker mistura ciência, artes, estudos sociais, engenharia e matemática e são projetados para transcender os ambientes na escola e fora da escola. Seus projetos mais se assemelham a tarefas e ambiguidades inerentes à vida real e ajuda para fazer trabalhos escolares mais relevantes para as vidas dos alunos, bem como mais transparentemente vinculadas para as habilidades necessárias para se ter sucesso no mundo.

Professores: Eng. Douglas dos Reis e Lucas Lira Santos