como-se-preparar-para-a-redacao-do-enem

Está faltando pouco tempo para o ENEM 2017. Novembro já está batendo em nossa porta.

Não esqueçam que, neste ano, o exame acontecerá em dois domingos consecutivos e a redação será logo no primeiro dia.

Faz-se necessário recordar que ninguém é perfeito, mas o aprimoramento é fundamental. Muito foi conversado e trabalhado, com o intuito de estarem preparados para tão importante vestibular.

Foco e disciplina são elementos primordiais para obtenção do sucesso. Temas diversificados foram explorados e certamente vocês estão seguros e preparados para desenvolverem excelentes textos, independentemente do assunto que será solicitado.

Algumas dicas, ainda se fazem necessárias, para se lembrar do comprometimento envolvido.

Releia as redações corrigidas, verifique onde obteve menor pontuação e procure melhorá-las. Faça uma rotina de estudos, garantindo assim, eficácia no aprendizado, pois organizando seus horários terá tempo para rever todo o conteúdo. Aproveite para cronometrar o tempo que leva para preparar um texto. Você precisa fazê-lo logo no início de sua prova, evitando correria no final. Fique atento à proposta. Não fuja do tema. Não esqueça que o texto deve ser desenvolvido em terceira pessoa. Use a partícula “se”. (observa-se, nota-se, compreende-se, etc). Nunca use a informalidade da língua. Aplique sempre a norma culta, formal. Construa sua argumentação tendo como base a interpretação de informações obtidas durante o seu curso e notícias em geral. No parágrafo de conclusão não se esqueça da proposta de intervenção, para o problema abordado, sem infringir os Direitos Humanos.

Defina suas prioridades. Cuide de sua saúde. Alimente-se bem. Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo nos últimos dias.

Tenho certeza que você é capaz e conseguirá.

Estarei daqui, torcendo por você.

Claudenice Ribeiro dos Santos Almeida
Profa. De Técnicas de Redação
Mestra em Comunicação, Educação e Administração