O último ano do ensino médio é um período de grande pressão sobre os alunos. Há a incerteza de que profissão seguir, qual faculdade entrar, preocupação com notas na escola e resultados do vestibular. 

Com tantas exigências e expectativas muitas vezes não se sabe qual caminho planejamos seguir ou que área de conhecimento podemos explorar, e mudar muito de curso gera um conflito interno de que não haverá um bom resultado. 

Pensando nas dúvidas e espera de que o estudante vai escolher uma carreira que lhe agrade, listamos algumas dicas para que você possa se preparar e buscar saber qual área seguir. 

Observar em quais áreas existe maior afinidade 

Quando o aluno está estudando e aprendendo novos temas, sempre há uma matéria que a pessoa tem mais facilidade de assimilar o conteúdo, seja no campo de ciências humanas, exatas, ciências da natureza ou linguagens.  

Nesse momento o estudante pode aproveitar para pesquisar profissões relacionadas ao setor de ensino, por exemplo, a área de exatas abrange desde engenharia até arquitetura ou medicina.  

Buscar saber quais as opções de carreira dentro de um curso superior 

Ao pesquisar faculdades, você pode buscar em quais áreas determinado curso possibilita ingressar em um ramo de trabalho. O ensino superior abrange uma vasta área de estudo e permite que o aluno siga por diferentes caminhos. 

Por exemplo, o curso de jornalismo proporciona uma gama de campos profissionais, como, jornalismo impresso, televisivo, rádio, internet, assessoria de imprensa, mídias sociais, comunicação corporativa, fotojornalismo ou até na área de literatura com o livro-reportagem.

Além diversos jornais e revistas possuem diferentes nichos com editorias específicas, tais como, hard news, jornalismo esportivo, investigativo, cultural, internacional, político, econômico e outros. 

Conversar com alunos da área 

Enquanto você busca por informações sobre qual faculdade cursar é possível que surjam dúvidas em relação a graduação e grade curricular, por isso é importante conversar com outros estudantes da universidade para saber como é o ensino, o ambiente, os professores e quais matérias serão cursadas

 

Realizar testes vocacionais 

Existem profissionais da área de psicologia que podem te ajudar a decidir quais áreas combinam mais com sua personalidade e conhecimentos. Eles executam uma série de testes psicológicos e no final entregam uma lista com as possíveis carreiras que são compatíveis com seu perfil.