H1N1-2

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.

A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Recomendações:
– Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
– Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
– Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
– Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
– Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
– Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
– Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

Pedimos aos Pais e Responsáveis que providenciem um álcool em gel pequeno, o mesmo ficará dentro da mala do aluno, para uso pessoal.

Salientamos que não tivemos nenhum caso no colégio, e estamos em prevenção para que o mesmo não ocorra.

Atenciosamente,
Direção