O Novo Ensino Médio surgiu com a proposta de trazer um modelo de ensino mais dinâmico, ativo, onde o estudante é o protagonista de sua formação.

Mudanças em caráter normativo foram estabelecidas pela Nova BNCC e, com elas, surgiram os itinerários e as eletivas – disciplinas do componente curricular que são escolhidas pelos próprios alunos.

Garantindo uma interdisciplinaridade entre as opções disponíveis, os estudantes do Colégio Torricelli puderam eleger cursos voltados para as áreas de ciências humanas, ciências naturais e biológicas, comunicação, linguagens e esportes.

Durante as aulas, são utilizadas metodologias ativas de aprendizagem como gameficação, estudo de casos, aprendizado por projetos, dentre outras técnicas modernas de ensino.

Um exemplo disso foram as atividades desenvolvidas no itinerário “Práticas de Investigação Científica”, também conhecido como “P.I.C”, nas quais os alunos aprenderam por meio de vivências laboratoriais e estudos de casos relacionados às técnicas utilizadas durante uma investigação criminal.

Temas da atualidade e a abertura para o debate também estão presentes nas aulas. Na eletiva “Combatendo as Fake News” os alunos realizaram um estudo prático ao levantar, num experimento, o índice quantitativo de consumo e propagação de fake news dentro do próprio Colégio Torricelli.

Com os itinerários formativos oferecidos, eles adquirem conhecimento e noção de como é o trabalho na área profissional em que pretendem seguir. Assim, garantem uma formação mais completa e aprimoram importantes habilidades que serão necessárias ao ingressarem na vida adulta.