A Cultura Maker tem como base a ideia do “faça você mesmo”. Um conceito que mostra para os estudantes maneiras de reinventar e construir, amparados pela tecnologia e pelas próprias ideias, e que os ajuda a trabalhar de forma colaborativa. 

Pensando nisso, o Colégio internacional Torricelli apresenta o Espaço Maker

Espaço Maker é um laboratório de fabricação onde nossos alunos são estimulados a criar e concretizar ideias originais em um espaço totalmente cooperativo. 

Um ambiente em que se pode aprender matérias da grade curricular (como matemática, geografia e física) por meios práticos – na concepção de projetos – onde tentar e errar faz parte do processo de aprendizagem.  

Segundo o professor Douglas dos Reis, responsável pelo espaço, a Cultura Maker não se resume apenas a uma coisa ou outra, mas sim em projetos compostos por vários meios, “No Espaço Maker, a metodologia é toda baseada em você construir algo que você fundamenta em sala de aula. Então, essa atratividade em montar algo que para eles, em primeiro momento, tem caráter de brinquedo é o que faz a motivação deles e é o que faz com que a escola consiga trabalhar de forma muito mais intensa e sólida os conteúdos em sala de aula.” 

Desde a iluminação, até os móveis, tudo foi pensado para que o ambiente estimule a criatividade dos nossos alunos. Sendo assim, o espaço foi montado a partir do conceito que ele propõe em conjunto a sustentabilidade. Dentro do laboratório, que foi equipado com computadores, televisor, impressora 3D, bancadas e ferramentas, os alunos também recebem o auxílio da plataforma Microsoft Education para a realização de projetos co-autorais.  

Com isso, o espaço visa tornar o ambiente escolar mais participativo e menos teórico e assim dar espaço para que os alunos se expressem de forma criativa e desenvolvam a vontade de aprender na prática, como conta Samira de Oliveira, do 9º ano, “[o Espaço Maker] me ajudou muito com o desenvolvimento da minha criatividade, porque antes eu não sabia muito bem desenvolver alguns projetos ou ter ideias para criar alguma coisa.”