“A Cartomante” é um conto do escritor Machado de Assis, publicado originalmente na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 1884. Posteriormente, foi incluído no livro “ Várias Histórias” e em “Contos”.

O autor cria personagens imprevisíveis como Rita, Camilo e Vilela com suas  atitudes ingênuas e padrões de comportamento sinceros e hipócritas, demonstrando uma visão objetiva e pessimista da vida. Uma história com final trágico. Nem mesmo a Cartomante poderia prever…

Sob esse aspecto, Machado de Assis interage com o leitor do conto,  transformando- o numa espécie de participante do enredo.

O trabalho dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental II  foi a análise e interpretação do texto, na disciplina de Língua Portuguesa,  considerando- se  a época em que ocorreu a narração (1869). Outras questões foram abordadas, tais como o machismo, “defesa da honra”, confiança, amizade, honestidade entre outros.

Dessa forma, o processo culminou na produção do texto teatral e na apresentação no anfiteatro do colégio com o aparato tecnológico necessário.

A importância da apresentação teatral é que o aluno desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, a participação no trabalho em equipe e a desinibição.

Parabéns pelo envolvimento no trabalho, nono ano!

Veja as imagens da peça:

[pegallery id=”4142″]