Nova metodologia de ensino é uma solução para as aulas em tempos de Covid-19 

O surgimento do Covid-19 foi um imprevisto para muitas pessoas, empresas e instituições de ensino tiveram que adotar novas medidas para que o sistema continuasse a funcionar. 

 

Um exemplo disso foi a realização das aulas de maneira remota, o que deixou muitos alunos e professores reféns da tecnologia, e fez com que buscassem formas de manter a interatividade durante a aula. 

 

Com a chegada do ano letivo de 2021, o MEC (Ministério da Educação) decretou que as instituições de ensino poderiam lecionar de forma presencial, desde que ocupassem até 35% da capacidade das escolas.

 

Ensino híbrido 

 

Com essa decisão, muitas escolas adotaram uma metodologia ativa que vem ganhando destaque, o sistema híbrido. Mas, o que é o sistema híbrido?  

 

O ensino híbrido combina o uso da tecnologia digital e as interações presenciais, ou seja, a aula ocorre on-line e com o professor presente na sala de forma simultânea.  

 

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Christensen Institute apontou que o uso dessa metodologia traz benefícios para o desenvolvimento do aluno. 

 

 

Com o uso de ferramentas como o Teams da Microsoft torna-se possível a conexão do profissional da educação com múltiplos alunos que estão em suas casas, fazendo com que a classe seja transmitida em tempo real.

 

Como o Colégio Torricelli adotou esse novo sistema?  

 

Durante a semana pedagógica do Torri que foi realizada na última semana de janeiro, nossos professores prepararam o conteúdo a ser ensinado em cada série. Mas, além disso, eles receberam um treinamento de como as aulas devem ser realizadas com o meio de ensino híbrido. 

 

Com um ótimo suporte de T.I, nosso colégio está equipado para atender as necessidades dessa metodologia. Dessa forma, professores e alunos, tanto presenciais quanto os que estão online, poderão ter a mesma experiência de ensino e de maneira simultânea. 

 

Apenas nos resta esperar que cada um faça sua parte e se proteja para que em breve todos os nossos professores e alunos possam estar juntos em uma sala de aula.