A Orientação Vocacional é um processo conduzido por profissionais de psicologia, que através da pesquisa e análise de provas de interesse e aptidões, orienta sobre o percurso acadêmico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa. Não toma a decisão, mas apoia no processo.

O procedimento da Orientação Vocacional são através de palestras, rodas de conversas, avaliações (testes científicos), devolutiva individual e uma conversa final com todos os alunos para tirar quaisquer dúvidas sobre o processo.

Segue algumas dicas em formas de perguntas de autoanálise para alunos:

• Estou pronto para escolher minha profissão?
  • O que gosto de fazer?
  • Em quais disciplinas tenho mais facilidade e prazer? Em quais tenho mais dificuldade?
  • O curso mais adequado aos meus objetivos é um bacharelado, uma licenciatura ou um tecnológico?
  • Quais serão as disciplinas que cursarei na faculdade? Qual o perfil do aluno formado?
  • A opinião da minha família e dos meus amigos está pesando na minha escolha?
  • O que fazem e o que acham do curso os profissionais das minhas áreas de interesse?
  • Como está o mercado de trabalho para a carreira que pretendo? Com o que poderei trabalhar após minha formatura?
  • Qual o retorno financeiro que terei com a profissão escolhida?
  • Estou certo do curso que escolhi?

orientacao-vocacional

ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ SER FELIZ

NA CARREIRA

Amar o que faz –  A melhor forma de se fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Você enfrentará momentos difíceis e desgastantes em sua carreira e será o amor, prazer e gratidão pelo que você faz que te motivará nesses períodos.

Usar suas potencialidades – Quando usamos nossos talentos entramos com muito mais facilidade em um estado de satisfação e prazer. Unir seus talentos com a profissão que exige essas habilidades, é o segredo para sua autorealização.

Entender o porquê de fazer o que faz –  Sua carreira precisa ter propósito e sentido… Qual o objetivo de você exercer essa profissão? Quem se beneficiará além de você?

NÃO SEI ESCOLHER!!

Escolher é próprio do ser humano. Durante toda a nossa vida, teremos que escolher: ir ou ficar, o que comer, o que vestir, que caminho seguir e por aí afora. Ao terminar o Ensino Médio, o aluno estará por volta de seus 17, 18 anos e se sente na obrigação de escolher uma profissão que exige nível superior.

Nessa ocasião, ele ainda não está amadurecido o suficiente para decidir o seu futuro, mas a sociedade requer organização.

O jovem, então, começa a se preparar para o processo seletivo obsessivamente, criando para si um universo de sentimentos negativos de angústia, ansiedade, concorrência, dúvida, derrota.

É por essas razões: uma escolha assertiva da profissão, redução de estresse, ansiedade e sentimentos negativos que impedem o rendimento do aluno no último ano que a Orientação Vocacional é um caminho que facilita com rigor científico, a escolha da sua carreira.

Vem!

Glaucia Ferreira da Silva