Eduardo Calbuccicriador do Programa Semente  palestra para alunos do

Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Torricelli

Pensar sobre qual carreira desejamos seguir é algo que entra em nossa mente durante o fim da vida escolar, nesse período lidamos com incertezas e fazemos planos para o futuro pessoal e profissional.

Se identificar com um curso superior e ter medo de explorar uma área que não é o que se imaginava é muito comum. Pensando nisso, temos como Parte Efetiva de nossa formação o “Projeto de Vida”.

No Projeto de Vida nossos alunos ganham um pouco mais de conhecimento sobre a atuação das profissões que desejam seguir.

Para saber como essa formação efetiva e desenvolvimento socioemocional influenciam suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio assistiram a palestra “Projeto de Vida e Competências Socioemocionais” do Eduardo Calbucci.

Em seu seminário o jornalista demonstrou como funciona os modos de processamento cerebral. Segundo ele, temos o processamento elaborado, onde prestamos mais atenção aos detalhes, e o  processamento automático.

“Quando aprendemos, ligamos o modo elaborado. Depois que aprendemos colocamos no modo automático”, explica o criador do Programa Semente.

Desenvolver habilidades, se abrir para o novo, a autogestão e saber lidar com os sentimentos também são de extrema importância na construção de um projeto de vida eficiente.

Afinal, para Calbucci “quanto maior a flexibilização cognitiva maiores serão a chance de alcançar o sucesso”.

A palestra para nossos alunos se encerrou com o seguinte ensinamento: todas as competências do Programa Semente podem ser desenvolvidas a qualquer momento da vida. Ou seja, nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos e melhorarmos como pessoas e profissionais.