Muito mais do que um trava-línguas, a Psicomotricidade é um dos fundamentos mais importantes para o desenvolvimento físico e emocional de uma pessoa, sobretudo quando é trabalhada desde a infância, resultando em um indivíduo muito mais ciente de seu corpo, com pleno controle de mente e coordenação motora.

A psicomotricidade auxilia na aprendizagem, é uma grande aliada no processo de alfabetização, é fundamental para a construção de diversos conceitos.

A luta contra doenças como Parkinson e ELA

Doenças relacionadas ao movimento físico e ao cérebro costumam dar pequenos sinais quando começam a surgir. Podem demorar anos para se desenvolver, ou podem aparecer de uma hora para outra. Mal de Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), por exemplo, são doenças que exigem muito do conjunto cérebro-esforço físico de quem as adquire.

É justamente por isso que a Psicomotricidade tem ganhado destaque. Esta análise sobre o desenvolvimento do corpo e da mente de forma sadia pode acelerar o processo de aprendizagem de uma criança, por exemplo, ou prorrogar o aparecimento de uma doença terrível em um adulto.

E conhecer a função deste estudo e aplicação é necessário para conseguir assimilar a própria experiência de vida. É conscientizar-se da importância de velocidade, espaço, tempo e a percepção de si mesmo.

Como a psicomotricidade é aplicada no Colégio Torricelli?

Desde o início de 2020, a professora Jaqueline, do Colégio Torricelli, está desenvolvendo e aplicando aulas de psicomotricidade junto aos alunos da Educação Infantil, na quadra poliesportiva.

Essas aulas de Psicomotricidade têm como  objetivos: o desenvolvimento e o aprimoramento do equilíbrio corporal, da lateralidade e da coordenação motora; o desenvolvimento e a estimulação da autonomia e da consciência corporal; e o aumento do conhecimento prático das habilidades motoras como: engatinhar, rolar, andar, marchar, correr, pegar, arremessar, agarrar, rebater, chutar, entre outras, sempre de uma forma lúdica e divertida.

Desta forma, a professora trabalha a experiência emocional, cognitiva e motora das crianças, em exercícios diferenciados e atividades coletivas, nas quais nossos pequenos aprendem e se desenvolvem brincando e progredindo a cada aula nos seus aspectos físicos, motores e afetivos.

Uma criança feliz é uma criança saudável

Mas o que é exatamente uma experiência emocional, cognitiva e motora? Esta é a pergunta que faz toda a diferença para compreender de vez a psicomotricidade.

A parte emocional tem relação com o medo e insegurança que toda criança sente. Através dos exercícios, ela aprende a ter mais habilidade diante de seus próprios movimentos, tornando-se segura de si mesma.

Por sua vez, o desenvolvimento cognitivo é fundamental para as crianças dessa idade, pois é diretamente relacionado à atenção e concentração de cada uma delas.

Portanto, a ciência que estuda a psicomotricidade torna o desenvolvimento infantil algo muito mais completo. E, no Colégio Torricelli, as aulas são ainda mais especiais por contar com uma profissional gabaritada nessa aplicação, tornando o dia a dia das crianças com aprendizado muito mais completo.